A empresa Ecopontes deu início esta semana à retirada da antiga base da Ponte Júlio de Castilhos, em Jaguari. Parte da centenária estrutura de ferro, que cruza sobre o Rio Jaguari, caiu em 2015 e, agora, está sendo refeita.
MP de Cruz Alta move ação por irregularidades envolvendo cemitério
Os trabalhos para a remoção do pavimento começou na última terça-feira. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Rafael Dionísio, após serem removidos os tabuleiros – estruturas que formam o pavimento da ponte –, será feita a limpeza e a recuperação da ferragem de apoio.
– Quando este trabalho estiver concluído é que iremos colocar um novo tabuleiro – afirma.
Associação coloca produção de vinho da Região Central no cenário nacional
O engenheiro informa que o novo piso da ponte será de concreto armado, do tipo steel deck (laje composta por telha de aço galvanizado e concreto).
– Será bem mais leve e muito mais resistente – assegura.
Na terça-feira, o vice-prefeito de Jaguari, Lucas Cattelan (PMDB), o engenheiro da prefeitura, Alan Minussi Pasini, e o secretário de Finanças, João Martins Pinheiro, estiveram acompanhando os trabalhos na ponte. A recuperação da estrutura é reivindicada pela população do município por ser a principal ligação entre o Bairro Rivera e o Centro.
MAIS RECURSOS
A estrutura cedeu em maio de 2015, quando um caminhão bitrem tentou fazer a travessia do trecho. Em 2016, a Ecopontes deu início à recuperação, mas os serviços pararam pouco tempo depois por falta de pagamento pelo governo do Estado.
O impasse foi superado somente este ano, quando a empresa pôde retomar os serviços no local. No final de agosto, o Estado reajustou em 28% o valor global do convênio firmado para a obra. Serão repassados ao município R$ 3,22 milhões para a conclusão dos serviços. O valor anterior do contrato era de R$ 2,5 milhões.
1ª Semana da Juventude terá várias atrações em Cruz Alta
A previsão é que a obra da ponte sobre o Rio Jaguari fique pronta até o final do ano.
*Com informações da prefeitura de Jaguari